domingo, 10 de maio de 2009

Projeto: Wizard - parte 1


Continuando a modelagem do Wizard do Dungeons & Dragons, nesta primeira parte produzi um braço do personagem. Como disse no último post, optei por começar o modelo pelo braço por 2 motivos: par obter a escala e o nível de detalhamento desejado.

De cara, percebi que a cerâmica plástica não é tão fácil de trabalhar com detalhes pequenos, como os dedos ou o relevo do bracelete. O resultado é excelente e a praticidade da massa sem igual, já que é só por no forno (no meu caso, uso um elétrico e pequeno que dá conta do recado) e continuar em seguida, com a peça sempre sendo a "final".
Em geral, é preciso um pouco mais de atenção usando lâminas, mas nada que atrapalhe.

Observaçôes:
Nem é preciso falar que, quando se adapta o meio 2D para o 3D algumas alteraçôes se tornam necessárias. Por exemplo,a base do bracelete no desenho, que teria aparência de metal liso, parecia funcionar. Fazendo o modelo, percebi que essa área ficava "vazia".


Adaptei então para ter a aparência de metal bruto, com as "falhas", que funcionará muito melhor depois que for pintada. A luva ganhou mais dobras e relevos, para que a tinta marque e "suje" simulando o tecido.


Por último e não menos importante, as ferramentas! Parceiras vitais do modelador! Para esse modelo, por enquanto, usei algumas estecas de metal, algumas com ponta de silicone (ótimas para detalhamento sem danificar a massa) e algumas daquelas simples, de plástico. Todas estas são encontradas em lojas de modelagem, mas o importante é improvisar conforme necessário.


Os alicates foram usados para manipular o arame de metal que fez o "esqueleto" do modelo (assunto que irei tratar depois). Uma ferramenta que acostumei muito a usar é o estilete (ou outra lâmina, como o bisturi). Com o tempo fui percebendo que ele serve para bem mais do que cortar.. Dá para atingir graus muito altos de detalhamento usando uma làmina e sua ponta.


É isso ai. Na próxima parte tratarei de detalhes do esqueleto e da noção de volume total.

Confira também:
Novo Projeto: Wizard do D&D

Um comentário:

Anônimo disse...

|O.O| genial.