segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Estudos medievais - Parte 1

Fale!

Após um tempo sem novidades, vou seguir com um post também publicado no Zooblog (não deixem de visitar!) 

Começou como um estudo sobre uma dúvida meio louca.. Como os ferreiros de antigamente faziam todas aquelas armaduras, como vemos em filmes medievais como Cruzada, Senhor dos Anéis, Red Sonja, etc? Quanto tempo demoravam? Qual era o processo?

Comecei uma pesquisa e decidi que o melhor jeito de entender é produzindo.

Ponto de partida

A cota de malha simples européia que conhecemos consiste em anéis de metal interligados, formando um "tecido".
O padrão (tão famoso pattern) é simples. Cada anel é entrelaçado a outros 4 anéis, que por sua vez são ligados a mais 4 anéis e assim vai.

Processo

O processo que se mostrou complicado. Resolvi evitar comprar os anéis prontos. Eu queria fazer tudo o que fosse possível, e a única coisa fora do meu alcance seria forjar os "fios" de metal. Graças ao mundo moderno, existe arame de aço de 1,6 mm, e foi com esse que decidi começar.

Primeiro, para fazer os anéis, tive que enrolar em molas o metal. Nesse ponto uma furadeira e uma haste de metal foram úteís. Em 20 min fiz o que seriam 3 dias de trabalho.

Depois, cortar os anéis. A melhor forma seria serrar, para ficar com encaixe reto, mas é um teste.
A quantidade de anéis é imensa.. calculo que a malha inteira tenha cerca de 5.000 anéis.


Depois veio o que realmente demorou; para dinamizar o processo, metade dos anéis devem ser fechados, e metade deve ter uma abertura mais exagerada, para facilitar o processo de "costurar" (inserir um anel aberto com 3 fechados a mais um fechado, e com alicates fechar formando o padrão).

Resultado

Ainda não está terminada, mas esta aí. Já está com 4,5 kg de metal, e ainda faltam 2 kgs para completar a altura e mangas.

Conclusão


Dessa forma precária, ja deu para perceber que uma malha decente não era nem um pouco leve, mas não fica desconfortável. Ela se adequa ao corpo.
O problema é a demora no processo de unir os anéis. Não tem como acelerar esta parte, é extremamente manual, um elo a um, mas o resultado fica excelente.

Todas as fotos foram tiradas no processo. Logo posto a continuação. Abraço!

Nenhum comentário: