quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Lanterna Verde - Finalizado! *ATUALIZADO

Este modelo foi desenvolvido como aula-exemplo para o Curso de Modelagem que administro no Portal de Cursos e Treinamento LucianoAugusto.

Não deixe de conferir a Etapa de modelagem e a Fase de pintura!

Por coincidência o filme do Lanterna Verde começou a ser produzido enquanto eu trabalhava neste modelo. Portanto, o timing foi ao acaso e o visual não é baseado no personagem do filme.


 
 
 
 
 

Mais algumas imagens em destaque:


Conceito

O personagem Kilowog vem dos quadrinhos da DC Comics. É um Lanterna Verde, heróis cuja arma em forma de anel permite criar estruturas de luz.

É um alien humanóide, e seu corpo possui medidas exageradas. Seu uniforme tem aparência de ser feito com um tecido especial, criado pela energia do anel. A idéia para a postura era manter-se em posição de alerta, como se estivesse se preparando para um combate.

Um dos diferenciais deste modelo é a base, que deve simular a impressão de ser uma projeção da energia do anel.

Me baseei em vários desenhos de diversos artistas, para não seguir um único traço. Alguns o desenham com cara de porco, outros gigante, mas acho mais interessante manter um visual mais alienígena, mais verossímil e menos cômico. Minha única meta foi deixá-lo interessante, ao mesmo tempo realista e estilizado.



A base

Feita em resina cristal, serve para sustentação e abriga o sistema de iluminação.
Como foi dito, a idéia é a base ser uma projeção criada pelo anel, que é uma habilidade característica dos Lanternas.




Especificações
  • O modelo tem 25 cm de altura e base com 15 cm de diâmetro. Pesa cerca de 800 gramas.
  • Modelado em clay extra-hard da DimClay e reproduzido em resina epóxi, com molde de silicone em 6 partes (pernas, braços, tronco e cabeça).
  • A pintura  foi feita em tinta acrílica, com uso de pincéis e aerógrafo. O efeito de brilho e umidez da pele foi obtido com uso de vernizes e pigmentos metálicos na composição da tinta.
  • A base é de resina cristal, com compartimento com tampa removível na parte inferior para acomodar a iluminação. A iluminação é feita em placa de circuito impresso com 10 leds super-brilho de cor verde, com alimentação de 3 V e interruptor liga/desliga na parte traseira do modelo.

Visitem o site do Curso de Modelagem , na comunidade de Cursos e Treinamentos LucianoAugusto  e dêem uma olhada!

4 comentários:

Anônimo disse...

Que tinta vc usou para pintar?

Felipe Telles disse...

Somente tintas acrílicas. Misturando diferentes pigmentos para dar o volume e efeito metálico.

Anônimo disse...

Você que montou o circuito de LED?

Felipe Telles disse...

Sim.. fiz uma placa de circuito simples com a melhor disposição para bateria, resistores e LED, para que fosse compacta e sem perigo de soltar uma peça. Como os LEDs não esquentam, usei a cola quente para isolar os componentes e impedir que as soldas se partam, caso o modelo caia ou balance, por exemplo.